[MASOCH-L] Tamanho de link de internet para 500 clientes

Juliano Reus juliano at camaratorres.rs.gov.br
Thu Nov 20 14:55:18 BRST 2014

Bem pensado Alexandre, esqueci este detalhe dos IPs poderem ser
alterados pelos clientes.

Vai ser tudo cabeado, as casas estão em blocos de 20 a 30 casas.

Então devo criar uma VLAN para cada casa, e limitar o link (10Mbit/s) em
grupos de 20 VLANs (20 casas) por exemplo?

Em 20-11-2014 14:30, Alexandre J. Correa (Onda) escreveu:
> [...]
> sendo assim o cliente consegue bular sua divisão.. e isso é o que mais
> acontece em rede assim... e logo você vai ter problemas com isso.
>
> A sugestão mais barata e simples é utilizar o isolamento por CASA e
> VLAN. como são 500 cadas... voce precisa de 11 switchs de 48 portas
> gerenciaveis L2, o QOS por exemplo pode ser feito direto na PORTA do
> cliente, limitado a 10Mbit/s (por ACL e não fisicamente na negociação
> da porta).
>
> E o roteador/servidor faria apenas a distribuição dos ips em cada vlan

>>> garantida (que me parece pouco, sendo que cada casa terá vários
>>> dispositivos