[MASOCH-L] Tamanho de link de internet para 500 clientes

Juliano Reus juliano at camaratorres.rs.gov.br
Thu Nov 20 13:28:57 BRST 2014

Boa tarde pessoal, temos um projeto para levar internet para um
condominio com aproximadamente 500 casas, e estamos fazendo a cotação de
um link de 200 mbps para atender esta demanda.

Numa conta simples teremos 200mbps / 500casas = 0.4mbps por casa de
banda garantida (que me parece pouco, sendo que cada casa terá vários
dispositivos acessando).

Estou pensando em montar 20 subredes (25 casas em cada subrede) e
disponibilizar 10 mbps para cada subrede.

E fazer QoS com HTB para distribuir estes 10 mbps em cada subrede (25
casas).

Gostaria de saber a opinião de vocês.

Obrigado !