[MASOCH-L] Ajuda com Squid

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Fri Nov 14 16:37:35 BRST 2014

Ola pessoal, estou com um problema aqui e gostaria de saber se alguém
pode ajudar...

Tenho um squid rodando em accel mode. Ele irá redirecionar as
requisições para um site rodando Tomcat.
Porém eu preciso fazer algumas reescritas de url para outros sites e/ou
aplicações, que antes eu fazia usando Apache (mod_rewrite),. porém
devido a um problema específico com a aplicação do Tomcat (que não vale
a pena entrar em maiores detalhes agora), precisamos migrar o que era
feito pelo Apche/mod_rewrite  (ProxyPass e ProxyPassReverse)  para o Squid.

Pensei em fazer usando SquidGuard (que já usei a algum tempo atrás para
controle de acesso)

Nesse exemplo hipotético, o servidor onde está rodando o squid em accel
mode + squidguard  e também a aplicação Tomcat é o server1.dominio.com

## squid.conf ##
http_port 80 accel defaultsite=server1.dominio.com
http_access allow all

redirect_program /usr/sbin/squidGuard
redirect_children 30

cache_peer server1.dominio.com parent 8080 0 no-query originserver
name=server1
cache_peer_access server1 allow all
#######

Agora preciso fazer alguns redirecionamentos...

Exemplo:

Regra1: quando o usuário digitar server1.dominio.com/abc, vai ser
encaminhado para server2.dominio.com/abc (porém a URL para o usuário
precisa continuar aparecendo server1.dominio.com)

Regra2: quando o usuário digitar server1.dominio.com/zzz, vai ser
encaminhado para server3.dominio.com:8080 (porém a URL para o usuário
precisa continuar aparecendo server1.dominio.com)

Regra3: quando o usuário digitar server1.dominio.com/aula, vai ser
encaminhado para server99.dominio.com/aula (a URL nesse caso, pode ser
alterada para server99.dominio.com/aula)

Assim sendo, meu squidguard ficou assim:

## squidguard.conf ##
dbhome /etc/squid
logdir /var/log/squidGuard
rew rules {
         s at server1.dominio.com/abc at server2.dominio.com@
         s at server1.dominio.com/zzz at server3.dominio.com:8080@
         s at server1.dominio.com/aula at server99.dominio.com/aula at r
         log anonymous rewrite.log
}
acl {
default {
                 pass any
                 rewrite rules
         }
}
########

A única regra que está funcionando é a ultima (que de fato redireciona a
url para outro endereço)  Mas demais (que preciso q seja feito o rewrite
apenas internamente) não vai,  apesar de aparecer no log rewrite.log que
o squidguard pegou a expressão e supostamente fez o redirecionamento...
Parece que ele faz o redirecionamento mas joga para o defaultsite de
qualquer maneira!!

Alguém tem alguma dica?