[MASOCH-L] NAS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Mar 24 22:42:56 BRT 2014

Rsrsrs... Deves ter rezado tantas vezes esse rosário para narrar tão bem...

Mas é verdade, DEDUP não é para qualquer cenário!
Assim como RAID 5 também não é para qualquer cenário...

Você não coloca as tabelas de Banco de Dados que exigem alto IO para rodar
em cima de RAID 5, e muito menos com DEDUP.
Nesse caso o indicado seria COMPRESSION, ou se for um cara mais conservador
como eu, não usar nenhum recurso de "economia de espaço". Nem thin
provision.

É importante lembrar que existe uma métrica para a definição de quantidade
de memória utilizada no DEDUP. Pode ser visto em:
http://www.oracle.com/technetwork/articles/servers-storage-admin/o11-113-size-zfs-dedup-1354231.html

Um recurso legal é que desde a versão(TAL) o ZFS permite colocar a
DDT(memória do DEDUP) em SSD. O que acaba tornando o projeto bem mais
acessível financeiramente.

P.S.: Como já comentei aqui na lista, um cenário em que o DEDUP fica LINDO
é para repositório de dados de Backup.
Mas é importante lembrar que, como a deduplicação é a nível de bloco, esse
recurso tem sua efetividade reduzida se for implementada alguma compactação
no backup.