[MASOCH-L] EN: Duvidas quanto Raid via hardware, fake-raid e soft-raid

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Mon Mar 24 13:00:06 BRT 2014


---- Mensagem Original ----
Assunto: Duvidas quanto Raid via hardware, fake-raid e soft-raid 
Enviado: 24/03/2014 12:44
De: Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>
Cc: 

> Saudações a todos, 
> 
> Sempre tive algumas dúvidas quanto a operação de raids sendo tratados via hardware ou os conhecidos fake-raids( raid com partes das funções sendo tratadas pelo sistema operacional e outras pelo controlador de discos). 
> 
> 1 - Caso a placa-mãe ou a controladora de raid apresente problemas e necessita ser trocadas o array é perdido quando inserido os discos em outra controladora/Placa-mãe ou as informações do array existente nos discos permite reconstruir o mesmo sem perda de dados em outro equipamento/controladora? 
> 
> 2 - caso a controladora de problemas,  é possível acessar os dados no discos que fazia parte do array através de outro equipamento sem a.disponibilidade de raid ou com controladora diferente da que criou/gerenciava o array? 
> 
> 3 - Sempre utilizo soft-raid devido a flexibilidade de mover os discos entre equipamentos sem danos aos dados, no caso utilizo o geom_mirror o mesmo é possível junto com o mdadmin do linux, é sobre o mesmo aspecto da primeira questão contudo no aspecto restrito de soft-raid.
> 
> 4 - Não querendo criar uma discussão sobre o que é melhor, focando mais na disponibilidade de recursos entre as três modalidades, o desempenho e disponibilidade assim como praticidade e ausencia de dependência sempre utilizei soft-raid embora ja tive experiência com controladoras de raid dedicadas com 512mb de cache,  com exceção de servidores destinados a banco de dados, quais as demais demanda cujo o custo de uma controladora raid dedicada justifica-se pelo desempenho? 
> 
> 5 - O linux utiliza o lvm para gerenciar fake-raids ( com exceção das LSI) vale a pena utilizar o lvm para gerenciar os fake-raids ou é melhor utilizar o mdadmin tratando os discos covencionalmente?
> 
> 6 - Sei que irão falar do ZFS contudo a experiência que tive com ele não foi das melhores, claro que o gerenciamento é muito bom, o ruim foi os 4GBs de memoria so para ele conseguir gerenciar um servidor de arquivos com PDC/PostgreSQL/OpenLDAP para pouco mais de 45 usuários, vale a pena investir em uma solução de storage com ZFS em 6 discos de 3Tbs ou melhor o fake-raid caso a placa-mãe disponibilize?
> 
> Desculpe-me por tratar tantos problemas assustos distintos em uma única thread, considerei os assuntos relevantes e relacionados.
> 
> Qualquer experiência ou informação compartilhada será de grande valia.
> 
> Att. Paulo Henrique. 
> Enviado do meu smartphone Sony Xperia™


More information about the masoch-l mailing list