[MASOCH-L] RES: Servidor de E-mails

Carlos carlos at greco.com.br
Thu Jun 5 09:49:14 BRT 2014


Bom dia 

Voce imagina a hora que o chefe(ou cliente) perguntar de um e-mail que não chegou em qual log você vai verificar, será que o google e exchange fornecem esse tipo de informação? 
De uma olhada no zimbra.com (instalação next, next). 
Usamos há muito anos. 

Greco 

----- Mensagem original -----

De: "Rejaine Monteiro" <rejaine at bhz.jamef.com.br> 
Para: "Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help" <masoch-l at eng.registro.br> 
Enviadas: Quinta-feira, 5 de junho de 2014 9:29:00 
Assunto: Re: [MASOCH-L] RES: Servidor de E-mails 


Aqui usamos o Qmail 
Como tenho várias filiais interligadas via MPLS, tenho uma instalação de 
qmail em cada filial (o que me dá alguma economia de banda em emails 
locais e distribuição de espaço necessário em disco para gravação de 
correio dos usuários em cada filial, ao inves de um storage grande 
centralizado), Uma vez que a maioria das filiais não tem acesso internet 
localmente ou se tem é uma ADSL simples para acesso HTTP apenas (sem IP 
fixo, portanto sem validade para MX local) A transferencia de qmail 
entre filiais corre pela MPLS e tenho um gateway (também com 
Qmail+Spamassassin+soluções-anti-spam) para filtrar mensagens externas 

Mas meu sonho mesmo é colocar o Google Apps e ficar livre da preocupação 
de manter tantas instalações (apesar de que uma vez instalado na filial, 
a manutenção é mínima) Isso também para diminuir consideravelmente a 
preocupação em manter atualizado o anti-spam/anti-virus de email e 
manter uma compatibilidade melhorada para dispositivos móveis 

Já apresentei propostas anteriormente, mas não foi aprovado (devido ao 
custo e pelo fato de muitas unidades não terem Internet e também que os 
usuários já estão muito acostumados a dar enviar/receber sem ter que 
aguardar pois as mensagens já estão no servidor local - a não ser que se 
mude para IMAP usando webmail do Google, se continuar POP vai haver uma 
demora grande para baixar mensagens e dar gargalo na banda etc... mas 
tudo depende de um projeto bem feito, enfim...) 
Mas vamos ver se ainda consigo realizar esse "sonho" 

Em 05-06-2014 09:20, Giorgio Cappellaro escreveu: 
> Pensando no teu cenário, acho que o mais interessante seria o Exchange em cloud, aproveitando que os usuários estão acostumados com Outlook e trazendo as facilidades/benefícios do Exchange. Dentro disso você poderá optar pelo Office 365/Exchange Online, altamente estável mas um suporte antispam mediano a ruim. Tem a Locaweb que nunca sabem nada, nunca há problema, recebe um caminhão de spam, em poucos momentos inacessível, em resumo, a pior experiência que já tive com hosted Exchange, não recomendado. O melhor, na minha opinião, é o serviço da Rackspace, é caro, mas o antispam é eficiente e o atendimento é A++. 
> 
> Se não se importar em migrar os usuários pra outra plataforma, treinamento eventual não for problema (visto que muitos já usam Gmail) o Google Apps é estável, eficiente e com excelente antispam. 
> 
> Para uma solução in loco, eu colocaria o Zimbra open source, robusto, estável, apesar de muita coisa configurável só na mão, ainda assim, é uma ótima opção, principalmente se adquirires o zextras. 
> 
> -----Mensagem original----- 
> De: masoch-l-bounces at eng.registro.br [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Eduardo Rigler 
> Enviada em: quarta-feira, 4 de junho de 2014 22:23 
> Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help 
> Assunto: [MASOCH-L] Servidor de E-mails 
> 
> Olá pessoal, tudo bem? 
> 
> O que os colegas estão usando para trafegar e-mails corporativos nos dias de hoje com tantas opções no mercado? 
> 
> Atualmente usamos uma "solução" simples com provedor nacional (não vale a pena citar nomes) que nos fornece SMTP/POP3/IMAP "simples" em um pacote com hospedagem que pretendemos cancelar em breve. De modo geral funciona bem mas eventualmente deixa de funcionar ou apresenta algum tipo de delay irritante e inexplicável e sempre com explicações vagas pelo provedor, por isso pretendemos migrar para outra solução. 
> 
> Sempre defendi ter alguns serviços "em casa" (trabalhei por vários anos com MS Exchange em outra empresa mas parei de usar na versão 2007) mas imagino que nos dias atuais o investimento em uma infra assim (licença + hardware) pode não estar valendo tanto a pena dependendo do cenário. 
> 
> Particularmente faço meu Gmail pessoal buscar meus e-mails no POP3 do provedor e envio pelo SMTP da mesma forma e nunca tive problemas, mas 95% dos colaboradores usa Outlook (arquivos pst que somem/corrompem, HD local dá problema e por aí vai) e o restante vai por webmail do provedor mesmo e sofre com limitação de recursos ou tamanho da caixa. 
> 
> Em um cenário pequeno de cerca de 100~150 pessoas distribuídas em 3 localidades com boa conectividade, usuários com dispositivos móveis e tudo mais, o que vocês indicam? Já pensei em Exchange Online, Gmail Corporativo mas quanto mais pesquiso e converso com colegas, mais fico no mesmo lugar :) 
> 
> O que sugerem? Algo pago ou open source (de qualidade) que valha dar uma olhada ou deixar isso com um terceiro ainda é melhor? 
> 
> 
> []'s 
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