[MASOCH-L] RES: Servidor de E-mails

Giorgio Cappellaro gicapp at outlook.com
Thu Jun 5 09:20:03 BRT 2014


Pensando no teu cenário, acho que o mais interessante seria o Exchange em cloud, aproveitando que os usuários estão acostumados com Outlook e trazendo as facilidades/benefícios do Exchange. Dentro disso você poderá optar pelo Office 365/Exchange Online, altamente estável mas um suporte antispam mediano a ruim. Tem a Locaweb que nunca sabem nada, nunca há problema, recebe um caminhão de spam, em poucos momentos inacessível, em resumo, a pior experiência que já tive com hosted Exchange, não recomendado. O melhor, na minha opinião, é o serviço da Rackspace, é caro, mas o antispam é eficiente e o atendimento é A++.

Se não se importar em migrar os usuários pra outra plataforma, treinamento eventual não for problema (visto que muitos já usam Gmail) o Google Apps é estável, eficiente e com excelente antispam.

Para uma solução in loco, eu colocaria o Zimbra open source, robusto, estável, apesar de muita coisa configurável só na mão, ainda assim, é uma ótima opção, principalmente se adquirires o zextras.

-----Mensagem original-----
De: masoch-l-bounces at eng.registro.br [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Eduardo Rigler
Enviada em: quarta-feira, 4 de junho de 2014 22:23
Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
Assunto: [MASOCH-L] Servidor de E-mails

Olá pessoal, tudo bem?

O que os colegas estão usando para trafegar e-mails corporativos nos dias de hoje com tantas opções no mercado?

Atualmente usamos uma "solução" simples com provedor nacional (não vale a pena citar nomes) que nos fornece SMTP/POP3/IMAP "simples" em um pacote com hospedagem que pretendemos cancelar em breve. De modo geral funciona bem mas eventualmente deixa de funcionar ou apresenta algum tipo de delay irritante e inexplicável e sempre com explicações vagas pelo provedor, por isso pretendemos migrar para outra solução.

Sempre defendi ter alguns serviços "em casa" (trabalhei por vários anos com MS Exchange em outra empresa mas parei de usar na versão 2007) mas imagino que nos dias atuais o investimento em uma infra assim (licença + hardware) pode não estar valendo tanto a pena dependendo do cenário.

Particularmente faço meu Gmail pessoal buscar meus e-mails no POP3 do provedor e envio pelo SMTP da mesma forma e nunca tive problemas, mas 95% dos colaboradores usa Outlook (arquivos pst que somem/corrompem, HD local dá problema e por aí vai) e o restante vai por webmail do provedor mesmo e sofre com limitação de recursos ou tamanho da caixa.

Em um cenário pequeno de cerca de 100~150 pessoas distribuídas em 3 localidades com boa conectividade, usuários com dispositivos móveis e tudo mais, o que vocês indicam? Já pensei em Exchange Online, Gmail Corporativo mas quanto mais pesquiso e converso com colegas, mais fico no mesmo lugar :)

O que sugerem? Algo pago ou open source (de qualidade) que valha dar uma olhada ou deixar isso com um terceiro ainda é melhor?


[]'s
__
masoch-l list
https://eng.registro.br/mailman/listinfo/masoch-l


More information about the masoch-l mailing list