[MASOCH-L] Nova forma de burlar anti-spam

Rejaine Monteiro rejaine at bhz.jamef.com.br
Wed Jun 4 10:39:15 BRT 2014

TEu estava recebendo uma avalance de e-mails sobre 'segue o orçamento
solicitado' ou 'segue planilha de orçamento' em que estava tendo
dificuldades de pontuar pelo spamassassin justamente por não conter
muita coisa no texto para ser avaliado e ter apenas um arquivo HTML
anexado contendo link para o malware..  O jeito que encontrei foi fazer
uma regra do tipo abaixo:

header _ORCAMENTO_H /or.?amento|planilha/i
body _ORCAMENTO_B /or.?amento|planilha/i
mimeheader _ORCAMENTO_M Content-Disposition =~ /\.html[";]/i
uri _ORCAMENTO_U  /or.?amento|planilha/i
meta ORCAMENTO ( _ORCAMENTO_H || _ORCAMENTO_B ) &&  ( _ORCAMENTO_M ||
ORCAMENTO_U )
score ORCAMENTO   5.5

A regar no caso vai pontuar as mensagens que contiverem no assunto OU
corpo  a palavra orçamentou OU planilha _E_ também tiverem na URL OU no
conteúdo do MIME um arquivo HTML anexado. Como a regra só vai pontuar as
que atenderem todas as duas partes do teste, o risco de pontuar algo que
seja legítimo é menor (apesar de ainda poder existir, mas pelo menos até
então resolveu, em parte, o problema)