[MASOCH-L] Fwd: Virtualização de Banco de Dados - Benchmark e Cases

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Sun Jun 1 23:16:02 BRT 2014

Oi Douglas,

Nessa brochura tem as vantagens da virtualização bem explicada, mais
voltara para o negócio do que para o lado técnico, ela trata da
diminuição de downtime em manutenções programadas, possibilidade de
ambientes de testes, possibilidade de roll-back nos upgrades:
http://www.vmware.com/files/pdf/Journey-Adoption-Insights-Brochure.pdf

No blog da VMware saiu recentemente uma matéria a respeito, comparando
performance. A redução é bem pequena pelos testes de laboratório:
http://blogs.vmware.com/apps/2014/02/virtualize-business-critical-applications-vsphere-updated.html

Na prática o que observo em números é por aí mesmo, *5% no máximo de
queda de processamento* frente a uma máquina física, mas hoje em dia os
processadores são tão potentes, que isso não aparece, o gargalo aparece
em outros lugares antes.

O principal problema nos projetos de virtualização normalmente é
menosprezar a performance dos discos, você virtualiza 5 servidores que
tinham 2 discos de 15k RPM em RAID 1 em um servidor com apenas 5 discos
de 2Tb 7,2k RPM em RAID 5, só porque cabe, é um erro fatal. Capricha
nisso que não tem problema.

Nessa outra matéria, na sessão Supportability tem uma tabela comparativa
que você pode usar internamente, e na Conclusion tem o gráfico que
indica que *59% dos clientes da VMware virtualizam o SQL Server*.
http://blogs.vmware.com/apps/sql

Tenho clientes com SQL Server e Oracle virtualizados, *mais de 300
usuários simultâneos*, sem problemas.

O SQL Server 2012 inclusive te permite licenciar pela quantidade de
núcleos da VM, o que pode ser interessante dependendo do teu caso.

logo

*Fernando Ulisses dos Santos *
Certificado VMware VCP, VCP-DT e VCAP-DTD
Tel.:(11) 4063-6985 / (19) 3551-3898
fernando at bluesolutions.com.br <mailto:fernando at bluesolutions.com.br>
www.bluesolutions.com.br <http://www.bluesolutions.com.br>