[MASOCH-L] Como melhorar a segurança para acesso remoto via SSH

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Jan 20 11:45:49 BRST 2014

O LNCC faz exatamente isto que você disse. Para cada pesquisador, que
quer ter acesso aos clusters deles, é dado uma chave para VPN com
validade de alguns meses. Uma vez dentro de uma rede privada restrita
lá, você acessa os clusters via SSH. A grande dificuldade deste modelo é
que um atacante tem que quebrar rapidamente dois sistemas de segurança
distintos. Quebrando o primeiro, dependendo do monitoramento, você pode
parar o ataque antes que cause danos irreparáveis.

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.
(11) 3014-7100*