[MASOCH-L] Como melhorar a segurança para acesso remoto via SSH

Guilherme Euler eulergui at gmail.com
Mon Jan 20 11:14:41 BRST 2014

Geralmente utilizo o port-knocking mesmo, mas existe a opção também de
trabalhar com clientes de DNS dinâmico. É bem menos seguro, mas se ajustar
as regras direitinho é uma boa solução também. Por exemplo, tenho um DNS
dinâmico em dinamico.dominio.com, coloco ele no CSF e deixo a porta do SSH
bloqueada pra todo mundo, fica aberta apenas para quem tem determinados IPs
e para os dinâmicos.

Cordialmente,
Guilherme Euler
hrtp://www.euler.eti.br