[MASOCH-L] Firewall de perímetro - distribuído

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Thu Jan 9 13:49:28 BRST 2014

Respondendo a tua pergunta referente ao kernel, possuo cliente com 4
operadoras trafegando em torno de 500 megas com um dell r720 com uma placa
de rede intel quadport e uma broadcom dualport que uso como estudo dos
kernels. Com a ultima versao estavel percebi uma melhora de uns 2% no
forwarding de pacotes lembrando que esta maquina nao tem conntrack ativado
e nem regras de firewall alguma. Roda quagga. Se eu comparar com a versao
mais estavel do primeiro kernel que havia nessa maquina, o ganho de
performance eh em torno de uns 10%. Teve perca no kernel 10 mas retornou a
ser performatico apartir dai. Em comparacao com o freebsd 9.1 que possuo em
outro cliente com link parecido percebo pouca diferenca. Estou aguardando
uma chance de poder atualizar esta maquina bsd para um kernel mais atual
para comparar.