[MASOCH-L] STP 802.1d, Topology Change

davi peres daviperes at gmail.com
Wed Dec 17 14:02:17 -03 2014


eu recebo isso, e veja a frequencia

tcpdump: listening on eth1, link-type EN10MB (Ethernet), capture size 65535
bytes
13:56:42.808865 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47
13:56:44.808754 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47
13:56:46.808676 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47
13:56:48.808551 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47
13:56:50.808461 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47
13:56:52.808358 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47
13:56:54.808235 STP 802.1w, Rapid STP, Flags [Forward], bridge-id
8000.44:31:92:0d:2e:ee.800c, length 47




Em 17 de dezembro de 2014 12:36, Rejaine Monteiro <rejaine at bhz.jamef.com.br>
escreveu:
>
>
>
> Ok, eu entendi o mecanismo do quadro.  Minha dúvida era se é normal que
> ele seja enviado o tempo todo esse quadro , pois achava que ele seria
> enviado apenas quando houvesse alguma mudança na topologia (p.ex: devido a
> alguma falha em algum ponto da topologia, que fosse preciso "refazer os
> caminhos" na topologia)
> Pois estranhei que só vejo esse quadro passando na interface de dois
> servidores. Tenho outros servidores nessa mesma rede que não recebem esse
> sinal...
>
>
>
> On 17-12-2014 12:32, Lucas Willian Bocchi wrote:
>
>> Então provávelmente o pessoal do datacenter (acertadamente) possui uma
>> redundância de equipamento e isto não deve interferir no funcionamento
>> da tua rede. Este quadro é uma sinalização de controle normal. Não
>> deve alterar significativamente o funcionamento da tua rede.
>>
>> Em 17 de dezembro de 2014 12:28, Rejaine Monteiro
>> <rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
>>
>>> Caro Lucas,
>>>
>>> Obrigado pela resposta.. Porém não temos como analisar isso que você
>>> pediu..
>>> Como disse, os servidores ficam hospedados em um datacenter e não temos
>>> acesso aos equipamentos de rede, que são serviços terceirizados. Apenas
>>> monitoramos nossos servidores e detectamos essa alteração no padrão do
>>> tráfego multicast..
>>>
>>>
>>> On 17-12-2014 12:26, Lucas Willian Bocchi wrote:
>>>
>>>> Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo de sinalização utilizado
>>>> em bridges. Serve para detectar loops na rede.
>>>> Se você não tem switches ligados em portas distintas fazendo um loop
>>>> entre elas não tem necessidade de ter isso rodando. Em caso contrário
>>>> verifique para desativar no switch.
>>>>
>>>> Em 17 de dezembro de 2014 12:23, Rejaine Monteiro
>>>> <rejaine at bhz.jamef.com.br> escreveu:
>>>>
>>>>> Prezados,
>>>>>
>>>>> Monitoramos alguns servidores nossos que ficam num datacenter (MRTG) e
>>>>> notamos um aumento no tráfego de Multicast em algumas interfaces.
>>>>> Analisando
>>>>> o mesmo gráfico nas semanas/meses anteriores, esse tráfego era próximo
>>>>> de
>>>>> 1
>>>>> pacote/entrada por segundo, mas que a partir do ultimo dia 14/12
>>>>> passou a
>>>>> ter uma  média de 11 pacotes/entrada por segundo.
>>>>>
>>>>> Não houve aumento do número de servidores nossos nessa VLAN , muito
>>>>> menos
>>>>> alterações (de nossa parte) em rede. Pelo tcpdump e notamos que há um
>>>>> elevando número de mensagens do  tipo  "STP 802.1d, Topology Change".
>>>>> Não
>>>>> sou especialista em redes, gostaria de saber se esse tipo de tráfego de
>>>>> Multicast relacionado a "Topology Change" é algo normal. Pesquisando
>>>>> aqui
>>>>> ,
>>>>> li que um sinal de TCN deveria ser enviado apenas quando houve uma
>>>>> grande
>>>>> alteração na topologia da rede, mas no caso estou recebendo nessas
>>>>> interface
>>>>> esse sinal o tempo todo a partir do ultimo dia 14/12 e não parou
>>>>> mais...
>>>>>
>>>>> Será que isso pode interferir na performance da rede e/ou do servidor
>>>>> de
>>>>> alguma forma? Pois, coincidencia ou não,  ultimamente passamos a ter
>>>>> alguns
>>>>> problemas de performance nos servidores também...
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>>> Suporte-TI
>>> Tel: (31) 2102-8854
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