[MASOCH-L] Provedor de e-mails

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Mon Dec 8 09:31:12 BRST 2014

On Sun, 07 Dec 2014, Rubens Kuhl wrote:
> [...]

O melhor suporte que já vi na vida você vai encontrar no fastmail.fm /
fastmail.com, só que até onde sei, só em inglês.  Eles não tem presença no
Brasil.

Aliás, eles só tem presença fiscal/legal na Austrália.

É "meio raro" encontrar provedor de email que tem 10+ anos de contribuição
direta no software que usa (cyrus imap, postfix, Linux, ngix, etc), hospeda
em datacenter em dois continentes (NYC e Islândia), suporta praticamente
tudo que importa em padrão aberto, etc.  E nada de núvem de terceiro:
servidores e estrutura de rede próprias em cage dedicado.  A redundância é
tripla (2x NYC + 1x Islândia para quem está nas Américas), com replicação a
nível de aplicação, fora o backup.  Não tem essa de por a culpa no provedor
de cloud "X" quando algo dá errado.

E você fica sabendo o que deu errado, eles não escondem em baixo do pano nem
aparecem com desculpa esfarrapada.  E se o evento for algo notável,
descrevem exatamente o que, como, quando, porquê, qual o estrago, como foi
mitigado, como foi resolvido, e o que fizeram para que não aconteça
novamente.

Evidentemente que não é o mais barato dos provedores.  Mas vale cada
centavo.

E ainda por cima é investimento indireto em software livre e aberto, já que
o pessoal do fastmail.fm são parte do core-team do cyrus imap, e tem
histórico de contrir de volta para a comunidade muita coisa, de patches a
novos componentes (por exemplo: o editor de texto web do webmail escrito por
eles foi disponibilizado no github com licença MIT).

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond