[MASOCH-L] PTT.br

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Mon Apr 28 09:12:15 BRT 2014

On Sun, 27 Apr 2014, Mateus S. T. N wrote:

> Muito obrigado Rubens.
>
> Agora outra dúvida. Se não é num PTT (que só troca trafego entre os seus
> participantes), como eu faço para não depender de nenhuma operadora? Por
> exemplo, eu não quero comprar transito da GVT, quero ser independente. Isso
> é possível?

explique isso melhor. no acordo multilateral do PTT você só troca tráfego
com os demais participantes, portanto muitos destinos na Internet global
estarão fora do seu alcance.

por outro lado há os acordos bilaterais, através dos quais você pode
comprar trânsito para redes tier-1 e assim alcançar qualquer endereço na
Internet global. o PTT nesse caso fornece o meio, isto é, as VLANs dentro
de seu 'switching fabric' e os dois lados do acordo bilateral se viram.

a mesma fibra (ou pombos correio, ou qualquer outra tecnologia) que serve
para o acordo multilateral servirá para os acordos bilaterais, portanto
você não gasta mais nenhum centavo na camada-2, apenas multiplexa várias
VLANs no mesmo enlace.

obviamente acordos bilaterais envolvem dinheiro, mas geralmente são bem
mais baratos do que contratos de trânsito comuns justamente porque a parte
de enlace já está paga.

-- Danton