[MASOCH-L] PTT.br

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Apr 27 19:29:38 BRT 2014

> Muito obrigado Rubens.
>
> Agora outra dúvida. Se não é num PTT (que só troca trafego entre os seus
> participantes), como eu faço para não depender de nenhuma operadora? Por
> exemplo, eu não quero comprar transito da GVT, quero ser independente. Isso
> é possível?

Não é possível, você precisaria construir meios seus chegando em todos os
países do mundo e lá chegar a todas as redes daquele país... nem os grandes
operadoras globais como Level 3 tem isso, eles tem uma combinação de
recursos próprios e um grande número de acordos de interconexão.

Se você não quer depender da GVT, o que você pode fazer é o mesmo que ela
faz, que inclui:
- Interconexão com redes nacionais que estão nos diversos PTTs (ela está em
boa parte deles)
- Interconexão com redes nacionais que tipicamente não trocam tráfego nos
PTTs (Oi, Vivo, Embratel, Intelig)
- Trânsito internacional de um operador que tenha capacidade submarina,
como a Level 3, TIWS, Globenet e LANautilus, preferencialmente dois deles
em cabos diferentes. Há 3 cabos por aqui: Level 3/LANautilus, TIWS e
Globenet.
- A partir de uns 10 Gbps de tráfego pode já justificar instalar
equipamentos seus fora do país (Miami, Texas ou New York), rotear por lá e
ter só capacidade contratada para vir de lá para cá.

Rubens