[MASOCH-L] Sipvicious

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Thu Apr 24 23:35:16 BRT 2014

O problema eh que se algo mais foi feito, por exemplo um backdoor, ou
alteracao de arquivo binario, nao tem como voce saber. Tem rootkits que
alteram ps, netstat, etc e escondem os tracos do invasor.

O ideal eh, como voce fez agora, tomar estas providencias logo no inicio, e
se puder, utilizar md5 hash nos seus arquivos binarios e talvez alguns
arquivos de configuracao, pra se algo acontecer, voce poder comparar depois
com os valores originais e saber se alguem fez modificacoes nos seus
arquivos.

Se pudesse, eu migraria o servico para uma outra maquina e comecava do zero
nesse seu servidor, e depois eh soh migrar de volta.

Outra coisa, Digo isso, nao dependa somente de um firewall, pois um invasor
pode mudar um pacote tcp ou udp para que passe pelo firewall se nao tiver
configurado 100%. Neste caso, pode usar modo stateful e pode rejeitar
alguns tipos de pacotes, tipo fragmentos, invalid, etc.

Att.,
Rafael