[MASOCH-L] Servidor de Arquivos - Intra e extranet

Rodrigo Ribeiro rodrigo at rodrigo.org
Sat Apr 5 12:58:24 BRT 2014

Caros amigos,

Meu nome é Rodrigo e sou Analista de Sistemas de uma Universidade Federal.

Um projeto me lançou uma tarefa que é aparentemente simples:

Montar um servidor de arquivos com acesso local e externo.

Daí, pensei no samba, que controla sem problemas as permissões nas pastas e
é de fácil utilização para o usuário (Windows).

Fiz o samba, está funcionando perfeito, porém, como farei esse acesso de
fora da intranet (tenho IP válido no servidor)? Pois abrir o samba para o
mundo não é interessante por questões de segurança. Pensei em abrir um
sftp, mas aí precisaria acertar permissões nas pastas, uma por uma e não
sei como o samba lidaria com isso...

Alguém sugere algo?

Abraços e desde já, obrigado!

--