[MASOCH-L] qdisc HTB

Cássio Miguel cassiomiguel at hotmail.com
Tue Apr 1 15:31:10 BRT 2014

Pessoal,

Estou apanhando do HTB e não consigo entender o porque.

Eu quero fazer uma limitação simples, por exemplo, quero que a interface gigabit eth1, vlan 100, fique limitada em 300Mbits.

Criei a regra mais simples possível:

tc qdisc add dev eth1.100 root handle 1:0 htb default 1 r2q 1000

tc class add dev eth1.100 parent 1:0 classid 1:1 htb rate 300mbit ceil 300mbit

De início, parece que tudo deu certo. Contudo, sempre limita abaixo de 100Mbits.

Não tem jeito, já fiz diversas variações de r2q, quantum, não importa, independente da velocidade que eu tente limitar acima de 100Mbits a interface fica limitada abaixo de 100Mbits.

Alguém já passou por isso? Como resolver?

Desde já agradeço aos que responderem....

Cassio