[MASOCH-L] Resposta de e-mail - Como identificar o texto respondido?

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Fri Sep 6 11:10:49 BRT 2013

Olá,

>Pelo o que sei quando respondemos um e-mail não é enviado nenhum campo no
>cabeçalho que identifique que é uma resposta.

É sim, e nem é um campo X- logo faz parte de alguma RFC que não lembro agora.
Exemplo de um thread de emails entre eu e um amigo, esta já é a enésima resposta dele para mim:

Date: Thu, 5 Sep 2013 17:51:37 -0300

>No corpo do e-mail (no código fonte), as respostas geralmente vem com ">"
>pra identificar a citação, porém não achei nenhuma referencia afirmando ser
>um padrão.

Isso vem dos tempos do BBS e dos leitores de pacotes QWK/BlueWave. Não existe um padrão pra RFC822/2822 mas em geral o uso é o da RFC do netnews, ou seja, citação com > (existiam citações na época de BBS com os pipes | mas eram muito mais incomuns).

Note que a frase acima é opinião própria, não sei se existe algum RFC sobre (e RFC não é lei).