[MASOCH-L] Samba4 + Outlook

Gian Henriques gian.ti at viareal.com.br
Tue Oct 29 15:27:41 BRST 2013

Boa tarde!

Configurei minhas estações windows 7 para fazerem parte do domínio
samba, mapeando seus diretórios pessoais para o servidor e
consequentemente configurando o outlook para armazenar seu arquivo de
email/configurações (.pst) num diretório mapeado.

Desde então observo que o outlook trava frequentemente. Nesses momentos
de travamento não consigo finalizar o processo do outlook e sou obrigado
a forçar o desligamento da máquina. Então no meu servidor samba percebo
que ficam arquivos temporários do uso do outlook que não foram
devidamente finalizados e salvos e quando reinicio as estações e tento
abrir o outlook ele acusa um erro dizendo que o arquivo .pst está em uso
por outro processo.

Então manualmente tenho que deletar esses arquivos no meu servidor
samba4, procurar pelo backup e mesmo assim após algum tempo o software
volta a falhar. Fiz alguns testes e verifiquei que o Thunderbird não
sofre o mesmo problema, ainda que importando os dados das contas do Outlook.

Aos amigos que utilizam samba4 e nas estações windows usam outlook, tem
algum ideia do que pode ser o erro, como resolver? É algum problema de
configuração ou integração do outlook ou é algo de errado no servidor?

Grato pela ajuda.

--
*Gian Luca Henriques*
Analista de Redes