[MASOCH-L] Gateway Anti-Spam (open/free)

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri May 10 09:12:24 BRT 2013

Estou trabalhando numa solução com paradigma bem diferente.

Pelo que entendo existem quatro formas de encarar um e-mail:

 1. Se atente as especificações de RFC;
 2. Se apresenta ameaça à segurança;
 3. Se usa as boas práticas de identificação;
 4. Se ele é relevante ao destinatário;

Qualquer paradigma que misture estas quatro situações nunca será
satisfatoriamente preciso.

A proposta seria bloquear imediatamente, em tempo de conexão, qualquer
mensagem se se enquadre na primeira e segunda situação, quando a
checagem for simples, ou seja, filtros muito dispendiosos não seriam
usados nesta fase. A idéia é separar o trabalho do servidor que recebe a
mensagem daquele que a checa após o termino da conexão.

Passando por esta fase, a mensagem é categorizada, por outro servidor se
for o caso, em quatro categorias possíveis: relevante, irrelevante, spam
e ameaça.

Usando este conjunto de regras sequencial, seria possível atender
praticamente todas as situações:

 1. Toda mensagem começa com o estado "relevante";
 2. Se não atende às boas práticas de identificação, muda para "spam";
 3. Se não for relevante ao destinatário, usando o histórico do
    destinatário ou algoritmos probabilisticos, muda para "irrelevante";
 4. Se tiver má reputação generalizada (irrelevante para um volume muito
    grande de destinatários) no histórico geral, muda para "spam";
 5. Se for relevante ao destinatário, usando o histórico do próprio
    destinatário, muda para "relevante";
 6. Se apresentar ameaça à segurança (uso de links comprovadamente
    maliciosos, executáveis com virus, etc), muda para "ameaça";

Dai a mensagem segue uma rota dependendo do estado dela. Se for
"ameaça", dropa ela imediatamente. Se for "spam", roteia para a pasta de
spam do destinatário. Se for "irrelevante", roteia para a pasta
"irrelevante" do destinatário. Se for "relevante", roteia na caixa de
entrada.

O grande problema deste paradigma é que o destinatário teria que
contribuir na classificação das suas própias mensagens ajudando o grupo.
Seria como estes aplicativos de comunidades que vão alterando o estado
de determinados objetos conforme uma quantidade considerável de usuários
apontam alguma caracteristica nestes objetos. É justamente nisto que
estou trabalhando agora.

O que sei até agora, é que é possível observar o comportamento do
usuário em relação à mensagem. Se ele responde ou se ele apaga sem
responder. Se ele move para pasta de spam. Se ele move na pasta de
irrelevantes.  Tudo isso pode ser monitoriado e ser criado um perfil que
dê pistas se a mensagem é relevante do ponto de vista deste usuário. Num
volume muito grande de mensagens é possivel extrair informações locias
ou em grupo e encontrar dinamicamente os spammers nestas informações.

A idéia é fazer os usuários ajudarem na tarefa de combate ao spam como
se fosse um trabalho de formigas.

Atenciosamente,

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.