[MASOCH-L] Gateway Anti-Spam (open/free)

Andre guimarães andre.ramoni at gmail.com
Thu May 9 17:33:08 BRT 2013

Danton,
voce ve como ma pratica e alguns outros como boa prática.

Aqui atendemos cerca de 700 dominios diferentes por enquanto e por isso o
que fiz no ambiente foi tornar possivel no postfix que até essas checagens
de smtpd_*_restrictions sejam independentes por dominio (mas sem ficar
criando arquivos de mapas etc, se nao fica impraticavel).

Assim, tem clientes que preferem desabilitar a checagem de helo, outros
mantem, alguns desabilitam todas as DNSBL, outros checam somente
sorbs/spamhaus/spamcop etc. Alguns checam ip reverso somente ip -> nome,
outros dominios checam ip -> nome -> ip...
em fim, cada cliente quando precisa recebe uma explicacao do que eh cada
checagem e pode customiza-la para seu dominio conforme ache melhor.

E como toda configuracao fica em banco, o main.cf dos postfix nao fica
poluido.