[MASOCH-L] No-break pra rede elétrica limpa: central ou distribuído?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu May 9 12:10:25 BRT 2013

2013/5/9 Marcio Merlone <marcio.merlone at a1.ind.br>:
> Pessoal,
>
> Estou na deliciosa fase de orçar a infraestrutura completa de TI para nossa
> nova sede, dimensionada para aproximadamente 400 pontos de rede. Teremos a
> rede elétrica limpa, estabilizada, para todas as estações e equipamentos de
> TI, gerador, etc.
>
> Gostaria de saber sua opinião sobre o que vocês acham, pró e contras, custo,
> vantagens, etc de utilizar no-break centralizado único e gigante (e baixa
> autonomia, pois teremos gerador diesel) para alimentar a rede limpa contra
> usar um no-breakinho pra cada estação.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra... elementos distribuídos são
melhores desde que você possa perder alguns de vez em quando, e
centralizados melhores se redundância é necessária.

A tendência que noto é um meio-termo tal como no-breaks por rack
(datacenter) ou no caso de escritório, por grupo de máquinas. Ou seja,
no-breaks ao invés de no-breakão e ao invés de no-breakinhos.

Rubens