[MASOCH-L] Domínio intranet vs internet

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Mar 11 14:58:49 BRT 2013

Em 11-03-2013 14:23, Rogério Moura escreveu:
> Estamos reestruturando a rede aqui na empresa e surgiu a seguinte
> discussão: Ter ou não ter domínio de internet diferente do da intranet,
> exemplo:
>
> Domínio internet empresa.com.br
> Domínio intranet intranet.empresa.com.br ou empresa.local
Aqui eu gerencio com o mesmo domínio, mas servidores DNS diferentes (que
poderiam ser views, mas assim ficou mais fácil). O DNS distribuído pelo
DHCP aponta para os endereços internos, enquanto que o DNS externo
obviamente aponta para os endereços externos, mas tudo no mesmo domínio.
Exceção para as estações (DHCP), que eu jogo em outro domínio válido
somente internamente e que permite atualizações pelo dhcpd.

> A ideia é não divulgar nossos registros internos e também facilitar o
> gerenciamento, onde fica fácil de identificar o que é interno e externo.
Ver o que é interno ou externo pelo endereço não facilita
necessariamente o gerenciamento, apenas facilita ter a informação
"batendo o olho". Eu não preciso manter necessariamente os mesmos
registros em um e outro, então serviços que não são abertos pra fora eu
não preciso criar o registro na zona de fora, e vice-versa. Por exemplo
o MX na zona interna não tem utilidade nenhuma. Mas meu www.a1.ind.br
resolve tanto interno quanto externo, com os ips respectivos para cada caso.

A vantagem é que temos colaboradores em deslocamento, em redes de
clientes, etc, e me é conveniente usar o mesmo domínio pois assim os
atalhos/bookmarks/hrefs são válidos dentro ou fora de minha rede. Pra
mim, isso sim é facilidade de gerenciamento. ;)

Sds.

--
*Marcio Merlone*
TI - Administrador de redes