[MASOCH-L] Expandir rede local

Danilo Marques de Gouveia dm.gouveia at gmail.com
Wed Jun 26 16:41:24 BRT 2013

Davi,

Esse assunto é muito sério, o firewall que você tem na sua empresa tem
alguma regra que leva mascara?

Acredito que será muito doloroso você refazer as regras de firewall E
também mudar todas as máquinas para as mascaras novas e etc, portanto o que
eu provavelmente faria é, na filial que cresceu, instale um switch layer3,
mude no DHCP o default gateway das máquinas para esse switch e no switch
coloque uma rota default para o firewall.

Desta forma você pode criar redes novas, adicionar elas ao switch layer 3 e
só adicionar novas regras no firewall para a nova rede, nem precisa ser
redes 192.168.X podem ser redes 172 ou qualquer outra coisa, agora o
importante é acertas as rotas nos equipamentos de borda, porque o firewall
não pode ter uma rota default para o seu switch layer 3 porque se não você
para a sua internet, então para cada rede nova adicionada na empresa você
vai ter que colocar uma rota no firewall falando que para aquele endereço
ele deve sair pela interface interna.

Depois de passar por essa experiencia uma vez você nunca mais vai querer
usar redes /24 na sua vida, nem na sua casa hehehehe.

Abraço,

Danilo Marques de Gouveia