[MASOCH-L] RES: RES: Outlook e porta 587

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Feb 4 09:52:45 BRST 2013

Em 04/02/2013 09:31, Filipe Alvarez escreveu:
> Você implementa isso no Postfix MTA?
>
> Se sim, poderia nos dizer como?

Na verdade é um script simples em bash que chamo do Exim, gravando a
informação em cash no MySQL. Não manjo muito de Postfix mas tenho
certeza que dá para chama-lo também:

    #!/bin/bash
    #
    # Este é um script que retorna o campo ownerid de um domínio
    pertencente à TDL br.
    #

    domain=$1
    ownerid=$(echo "SELECT ownerid FROM email_dominio WHERE dominio =
    '$domain'" | mysql --skip-column-names --user=XXXXX
    --password=XXXXXX --host=XXX.XXX.X.XXX XXXXXX)

    if [ "$ownerid" == "" ]; then
         ownerid=$(whois -h whois.nic.br $domain | grep "ownerid:" |
    egrep -o "\w[0-9./-]+$")
         if [ "$ownerid" == "" ]; then
             ownerid="unknown"
         fi
         echo "INSERT INTO email_dominio (dominio, ownerid) VALUES
    ('$domain', '$ownerid')" | mysql --user=XXXXXXX --password=XXXXXX
    --host=XXX.XXX.X.XXX XXXXXXX
    fi

    echo -n "$ownerid"

Como o NIC exije o campo ownerid, todos os TDL br tem este campo e o
script retorna o CPNJ ou o CPF do dono recebendo como parametro o
domínio do dito cujo.
Caso o domínio não exista ou ele esteja em alguma situação especial (em
que algumas vezes não faço idéia do que se refere) ele retorna
"unknown". Veja um exemplo de situação especial:

    allchem:~# whois fidelidade.com.br
    % release process: reserved (6+ processes)

Nestes casos que retorna "unknown" eu bloqueio direto e sem piedade
pois, pelo que entendo, o domínio não poderia estar enviando e-mail.