[MASOCH-L] RES: RES: Outlook e porta 587

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Feb 4 09:09:43 BRST 2013

*E*m 01/02/2013 17:19, Filipe Alvarez escreveu:
> Por isso ninguem tira minha idéia (paranóia segundo o Danton hehe) de
> que isso veio de operadora pra gerar economia de banda e
> consequentemente 'segurar' a expansão de investimentos em Infra.
>
> O argumento de que 'irá diminuir o SPAM na rede' é algo bem vendível e
> que causa alarde, mas na prática os SPAM's continuam chegando, vindo
> de empresas que lucram bastante, partindo de links dedicados, com SPF,
> DKIM, reverso e tudo mais pra parecer legítimo.

No meu caso, o uso do SPF e DKIM pelas empresas que estão tentando
enviar e-mails para nós resolve grande parte do nosso problema pois eu
consigo bloquear o domínio sem bloquear o IP de origem tendo a certeza
de que o dono do domínio é responsável pela mensagem e não o dono do IP.
Tem casos que se eu bloquear o IP, deixo de receber mensagem legítima.
Além de bloquear o domínio, eu também bloqueio o ownerid do domínio,
para TDL br, que tem se mostrado bem eficiente para os casos em que a
empresa muda constantemente de domínio para tentar driblar os filtros.
Outra coisa que faço também é usar a idéia do Danton de ignorar SPF's
demasiadamente permissivos. Nestes casos eu trato o domínio como se não
tivesse registro SPF. Desta forma eu contabilizo a resposabilidade
daquela mensagem para o dono do IP. Este conceito se mostrou bastante
eficiente aqui na nossa empresa. Hoje estamos com bem menos de 1% tanto
para falsos positivos como para falsos negativos.