[MASOCH-L] Raid Fail

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Dec 16 15:00:51 BRST 2013

Prezado Jacques,

On Mon, Dec 16, 2013 at 12:18:30PM -0300, Jacques de Beijer wrote:
> Tenho um servidor de um cliente que teinha um raid 5, com 5 hds. Em cima deste raid, haviam 3 parti????es LVM.
> Ap??s uma queda de energia o raid foi pro espa??o, levando junto as parti????es LVM. J?? tentei recuperar o raid de todas as formas e nada.
> Algu??m tem alguma dica ou caminho a seguir para recuperar estes arquivos?

Voce nao esclareceu qual e' o tipo do seu RAID. E' feito em software
(pelo "md" do Linux por exemplo)? E' feito "em hardware" (na verdade
pelo firmware da controladora)? Neste caso, qual e' a controladora?

Ja' passei por este sufoco algumas vezes e consegui recuperar os dados,
mas para lhe passar informacoes mais especificas, sao necessarios mais
detalhes...

Por enquanto somente uma dica: NAO tente nada com a sua unica copia dos dados.
Comece a estoria fazendo uma copia "bloco a bloco" (usando o dd/dd-rescue, por
exemplo) para um outro lugar qualquer (um NAS na rede, outros discos, etc).

--
  Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)