[MASOCH-L] MS Exchange e SPF/SRS

Andre guimarães andre.ramoni at gmail.com
Mon Apr 15 08:16:47 BRT 2013

Olá senhores.

Estou em uma cruzada tentando resolver um problema em servidores Microsoft
Exchange.
Nunca foi minha praia (antes que questionem meu conhecimento nessa
ferramenta), muito pelo contrário.
Sempre trabalhei com sistemas open source, e de uns tempos pra cá parece
que o MS Exchange vem ganhando espaco no mercado.

Até aí tudo bem, mas TODOS os Exchange que conheco tem problemas com mail
forwarding porque nao fazem SRS.

Hoje eu acabo bloqueando muitos emails de vários servidores Exchange na
internet, e os motivos mais comuns são:
- HELO fora de conformidade (os usuarios de Exchange parecem seguir um
mesmo howto onde deve dizer para colocarem o nome interno da maquina
seguido de ".local", deixando um HELO invalido entao) - mas isso é
facilmente contornavel.
- Quebra de SPF - pois eles fazem forward de email sem alterar o
envelope-from (usar SRS).

Como eu tenho observado que muitos MS Exchange tem esse problema, eu venho
procurando por adminsitradores de Exchange em busca de uma resposta de como
implementar SRS neles para que facam o forward corretamente e assim eu
poderia ajudar todos os admins dos exchange que eu bloquearia por SPF.
Assim nao precisaria ficar criando whitelists e ajudaria eles com um
problema que com certeza não afeta só a mim.

A questão é: todos os sysadmins de Exchange que conheco, desconhecem como
implementar SRS no Exchange.

Algum de voces conhece ?
Podem me indicar algum artigo que explique ?

Teoricamente não seria dificil, pois qualquer sysadmin de Exchange que ja
tenha alguma vez na vida feito um encaminhamento pra algum email externo
(seja via regra de usuario ou via grupo de email), ja deve ter tido
problema com SPF obviamente..
o que normalmente se faz nesses casos (claro, sem jogar a culpa no dominio
de destino nem de origem) ?