[MASOCH-L] Link redundante para e-mail

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Sep 5 11:28:40 BRT 2012

On 05-09-2012 10:52, Danilo Marques de Gouveia wrote:
> ; zone file fragment
>        IN  MX  10  mail.example.com.
>        IN  MX  20  mail1.example.com.
>        IN  MX  30  mail2.example.com.
> mail  IN  A       192.168.0.4
> mail1 IN  A       192.168.0.5
> mail2 IN  A       192.168.0.6

versus

> ; zone file fragment
>          IN  MX  10  mail.example.com.
> mail    IN  A       192.168.0.4
>          IN  A       192.168.0.5
>          IN  A       192.168.0.6

> Pessoal expert em DNS se puder validar o que eu estou dizendo eu ficaria
> muito grato.

Do ponto de vista do DNS, ambas alternativas estão corretas, mas elas
não tem o mesmo significado semântico.

A implementação de "tente todos um a um" para o segundo caso foi alvo
de algumas controvérsias para MXes, e isto é explicitamente descrito
como um problema no RFC 5321, seção 5.1, pp 68-70.  E o comportamento
exato do ordenamento de quem será contactado primeiro é ligeiramente
diferente entre os dois casos, tanto na teoria quanto na prática.

Os dois casos vão eventualmente causar problemas com MTAs meia-boca, e
nenhum dos dois casos irá causar problemas com versões razoavelmente
atuais dos MTAs de primeira linha.

Na minha opinião, utilizar dois registros MX com prioridades diferentes
é o caso de implementação mais óbvia, e portanto com menor chance de
ser implementado de forma inadequada.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.