[MASOCH-L] Link redundante para e-mail

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck at bsd.com.br
Tue Sep 4 17:50:31 BRT 2012

Em 04/09/2012 17:34, Danilo Marques de Gouveia escreveu:
> O único problema que eu vejo nesse modelo é que se um dos links
> ficar indisponível você não vai ter redundância, se você colocar o mesmo
> peso no DNS ele irá enviar uma requisição para cada link (Round Robin) e ai
> quando um dos links cair você terá que alterar no DNS novamente, mas mesmo
> assim isso não garante a replicação imediata, alguns e-mails podem não
> chegar.
> Se os e-mails são críticos vale a pena pensar em fazer uma implementação de
> um serviço de alta disponibilidade, se você tiver uma máquina linux (não
> [...]
Redundância de fato somente com BGP, qualquer outra coisa, ttl no DNS
baixo irá lhe trazer problemas, se o que deseja é uma solução com maior
disponibilidade mais sem BGP ( repito que não é 100% tambem ) o melhor é
fazer o seguinte.

Contrata um Cloud de qualidade e coloca ele como gateway de e-mail (
smtp ) se precisar de POP e Imap poderá atual da seguinte forma:
Gateway SMTP ( somente gateway sem qualquer filtro, aplique os filtros
já no storage/maildir recurso de cloud é caro ) utilize um script para
selecionar qual link esta disponivel e enviar para através desse link (
a entrada é dificil controlar mais a saida é controlavel )

Para os IMAP/POP3 utilize DNS com ttl = 1, usuário não recebe e manda
e-mail mais rapido do que o tempo de republicação dos DNS nas Internet.

Att.

--
Paulo Henrique.
BSDs Brasil - FUG-BR