[MASOCH-L] Link redundante para e-mail

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Sep 4 13:25:10 BRT 2012

On 04-09-2012 13:12, José Eduardo Porte wrote:
> Boa tarde a todos.
>
> Atualmente em minha temos somente um link (lp de dados) para conexão
> com a internet/e-mail. Eu preciso de uma solução de redundância no
> mínimo para o e-mail.
>
> Vejam se está meu pensamento em relação a solução para o e-mail:
>
> - contratar um link de outra operadora - no meu DNS, configurar um MX
> record para o IP de um link com um ID maior (prioridade) e outro MX
> record com um ID menor com o IP do outro link. - ambos IPs
> configurados no servidor de e-mail.
>

> Por gentileza, confirme se isso é valido ou se posso optar por
> [...]

É válido.  Pode também publicar os dois registros MX com a mesma
prioridade se quiser que distribua um pouco a carga entre os dois links.

Lembrar que registro MX não aceita IP, precisa ser algo do tipo:

example.com	IN MX  10 mx1.example.com.
		IN MX  10 mx2.example.com.
mx1.example.com  IN  A   ip.ip.ip.ip
mx1.example.com  IN  A   ip.ip.ip.ip

Não pode colocar os IPs diretamente no registro MX.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.