[MASOCH-L] Servidor de e-mail

Fábio Catunda fcatunda at lightcomm.com.br
Fri Oct 26 08:13:39 BRST 2012

Alexandre,

Existem algumas coisas que funcionam em conjunto com o postfix que eu
acho que podem te ajudar, fica aqui meus centavos de contribuição:

apolicy - Permite criar ACLs para e-mails, uma coisa meio maluca, mas
pode ser que você ache bem interessante.

postfix-policyd - Permite criar limites muito bem estipulados de envio,
recebimento e mais algumas coisas. Meio "chatinho" de configurar, mas
para provedores de hospedagem e afins facilita MUITO a detecção de sites
spammers e afins, vale  dar uma olhada.

maildrop - esse é meu "queridinho". Um MDA que permite fazer qualquer
coisa com um e-mail, mas vale lembrar que nesse ponto o e-mail já foi
recebido. Veja uma regra simples que me ajuda muito:
/^Subject:.*/
ASSUNTO = `LANG="pt_BR.UTF-8" /usr/bin/reformime -h "$MATCH"`
if ( $ASSUNTO =~ /^Subject: Cron <.*/ )
{
         PASTA=".Cron"
}

Com um pouco de programação fica fácil criar regras de entrega de
mensagem configuráveis pelo webmail, por exemplo.

Outra que ajuda bastante:
if ("$DESTINATARIO" eq "suporte at meudominio.com.br")
{
         xfilter '/var/www/suporte.meudominio.com.br/bin/rt-mailgate
--queue general --action correspond --url
http://suporte.meudominio.com.br
         to /dev/null
}

Isso faz com que a mensagem seja processada pelo rt-mailgate que faz
com que um chamado seja aberto no RequestTracker.

O xfilter chama um software externo e passa o e-mail pra esse software,
então você pode usar ele pra processar a mensagem com um antispam e
depois avaliar os headers para entregar a mensagem na pasta .Spam.

Enfim, o maildrop é ultra flexível, gosto dele.

Att,

Fábio Catunda.