[MASOCH-L] Alto uso de software interrupts (%si + irqs/seq) ksoftirqd

"Tiago A. Peçanha" tiago at symetric.com.br
Thu Nov 22 10:20:04 BRST 2012

Em 21/11/2012 17:31, Henrique de Moraes Holschuh escreveu:

> ksoftirqd alto implica que o kernel está tendo que bicar o
> processamento de pacote por excessiva latência.

> Precisa mesmo de conntrack na borda?  Aqui marcamos tudo como
> NO_TRACK, exceto o que for direcionado à caixa propriamente dita.
> Melhor ainda é retirar do kernel o suporte (e tire o ebtables também).

Desculpe a ignorância, nossas regras de fw são basicamente:
1) Algumas regras INPUT para acesso a máquina remotamente.
2) Algumas regras FORWARD para permitir acesso a partes/serviços
internos da rede (DNS, clientes de ip fixo, etc...)
3) E as regras de mangle para redirecionar o tráfego externo destinado a
porta 80 para uma tabela de roteamento que redireciona para os caches
squid.

Quando eu examino "cat /proc/net/ip_conntrack" vejo muitas conexões
listando ali. Mas não saberia dizer se isso significa que é requisito o
conntrack.

> Muita NMI. Descubra porquê, e resolva. Não é normal, nem é boa ideia.
> Se for o NMI watchdog, você realmente precisa dele com uma frequência
> tão alta assim?

Qual a melhor forma de fazer o troubleshooting? Ou qual a melhor
abordagem para o watchdog? Temos o watchdog por default rodando sim.
Entendo que poderia estar ocorrendo algum problema de hardware que
esteja fazendo crescer este tipo de interrupção? Além é claro do próprio
watchdog?

> Tente utilizar o irqbalance para ver se o comportamento geral das
> interrupções melhora um pouco, você está com tudo em round-robin, o
> que nem sempre é bom devido a efeitos de cache.

O irqbalance está executando.

> Pare de rodar perf se não estiver precisando dele. Isso não sai de
> graça, perturba o cache e gasta tempo de CPU.

O perf só executo nos momentos de problema para ter noção dos irqs.

> De resto, faça o tunning da NAPI via ethtool e parâmetros dos drivers
> da placa de rede, para ter certeza que não está entrando em modo de
> polling por excesso de interrupções.

Seguem alguns dados das placas:

ethtool -c eth0/1/2/3
Coalesce parameters for eth0:
Adaptive RX: off  TX: off
stats-block-usecs: 999936
sample-interval: 0
pkt-rate-low: 0
pkt-rate-high: 0

rx-usecs: 18
rx-frames: 12
rx-usecs-irq: 18
rx-frames-irq: 2

tx-usecs: 80
tx-frames: 20
tx-usecs-irq: 18
tx-frames-irq: 2

rx-usecs-low: 0
rx-frame-low: 0
tx-usecs-low: 0
tx-frame-low: 0

rx-usecs-high: 0
rx-frame-high: 0
tx-usecs-high: 0
tx-frame-high: 0

Alguma referência de como fazer o tweak disso corretamente?