[MASOCH-L] Melhor maneira de espelhar arquivos entre servidores

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Nov 6 07:46:59 BRST 2012

- GFS é de Global File System, mantido pela RedHat, é um filesystem para
montar storage compartilhado em vários nós de um cluster
- OCFS é de Oracle Cluster File System, mantido pela Oracle, também é um
filesystem para montar storage compartilhado em vários nós de um cluster
- GlusterFS foi comprado pela RedHat, é um filesystem que conta com
recursos de replicação, distribuição de arquivos (baseado em blocos ou
arquivos) em vários nós, é praticamente um RAID sobre filesystem, também
indicado para uso em cluster quando não existe um storage compartilhado

Pra mim os três tem alta credibilidade.

Já o GoogleFS, até onde eu sei, não está disponível para uso para nós,
meros mortais.

Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI
Dell Partner Premier / VMware Partner Enterprise
19-3321-9068 / 19-3551-3898