[MASOCH-L] Posição ideal de sala de servidores relativa ao prédio

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Mon Nov 5 13:27:34 BRST 2012

Acredito que no meio do prédio seja uma boa pedida, pode ocorrer fatores
"simples" como uma tubulação de água de maior calibre em alguma rua
perto romper e inundar o térreo(já passei por isto aqui em BH no bairro
Serra, que quem conhece sabe que é... um morro, virtualmente impossível
de inundar com chuvas). Foi tanta água que o fosso do elevador ficou com
água até o nível da cabine.

Tirando este fator, seja no meio no térreo ou no último andar, a
proteção de entrada, seja por algo sofisticado como biometria ou algo
simples como chave e cadeado deve ser pensado. É bem desagradável
descobrir que a rede parou e ver que o motivo foi a equipe de limpeza
que achou que era uma sala normal e passou a vassoura na tomada do
servidor :)

O gerador(caso houver) fica bacana separar um espaço no último andar da
garagem e isolá-lo com grades, como já sugeriram. Cuidado com a fumaça e
ruído do escapamento(colocar o escapamento soltando fumaça no prédio
vizinho de frente prá janela não é legal). Verifique também questão de
ruído, se for uma área misto comercial/residencial, vizinhos podem
reclamar do ruído de um gerador funcionando direto ás 2, 3, 4 da manhã....
Se o prédio já está construído e não fizeram elevador apropriado para
cargas pesadas, aí não tem jeito, é usar o elevador de serviço e
desmontar racks/storages  e levar tudo separado, para não exceder o
limite de transporte de "humanos" e remontar na sala de servidores.

Os fatos acima parecem absurdos, mas eu ou colegas, já vivenciamos a
maioria. Aproveite a oportunidade rara de poder fazer do zero para ficar
bacana!

Abraços