[MASOCH-L] Link via radio

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 25 10:41:53 BRT 2012

2012/5/25 Leandro Carlos Rodrigues <leandro at allchemistry.com.br>:
> Pessoal,
>
> Estamos com um projeto para implantar um segundo link de contingência e
> deram a sugestão do link via radio pois o meio de transmissão é totalmente
> diferente do link por cabo.
> Sendo assim, o conjunto de falhas possíveis em comum entre estes dois tipo
> de comunicação deve ser muito pequeno.

Se estamos falando de link dentro da mesma cidade, isso costuma ser
verdade. Mas se for longa distância ou Internet, a quantidade de modos
de falha com uma mesma causa raiz aumenta bastante...

> Por exemplo, se cair um raio, ou houver um acidente de transito que afete o
> sistema de distribuição de energia e dados, qualquer link que dependa de um
> meio via qualquer tipo de cabo podem falhar todos ao mesmo tempo. Imagino
> que a solução via radio é uma boa saída, desde que a disponibilidade do
> serviço seja muito boa.

Disponibilidade de rádio também é afetada, apesar de menos, por
problemas de energia. Se você tem uma expectativa de sobreviver a
crise de <x> horas, é bom ver se ela bate com a infra-estrutura de
todas as estações intermediárias.

> Alguém está familiarizado com este tipo de comunicação para me dizer se
> posso confiar na informação que os provedores passam? E de fato a
> disponibilidade deste tipo de comunicação é boa?

Disponibilidade pode ser boa, especialmente usando frequências
licenciadas em todo os trechos... cuidado com o seu circuito de acesso
ser de frequência licenciada mas o backbone do operador não.

Rubens