[MASOCH-L] Link via radio

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri May 25 09:58:07 BRT 2012

Pessoal,

Estamos com um projeto para implantar um segundo link de contingência e
deram a sugestão do link via radio pois o meio de transmissão é
totalmente diferente do link por cabo.
Sendo assim, o conjunto de falhas possíveis em comum entre estes dois
tipo de comunicação deve ser muito pequeno.
Por exemplo, se cair um raio, ou houver um acidente de transito que
afete o sistema de distribuição de energia e dados, qualquer link que
dependa de um meio via qualquer tipo de cabo podem falhar todos ao mesmo
tempo. Imagino que a solução via radio é uma boa saída, desde que a
disponibilidade do serviço seja muito boa.
Alguém está familiarizado com este tipo de comunicação para me dizer se
posso confiar na informação que os provedores passam? E de fato a
disponibilidade deste tipo de comunicação é boa?

Atenciosamente,

*Leandro Carlos Rodrigues
TI - All Chemistry do Brasil Ltda.
(11) 3014-7100