[MASOCH-L] Endereço IP através do MAC

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Mar 30 14:19:01 BRT 2012

On Fri, 30 Mar 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Concordo contigo Dalton. Porém imagine que minha sub-rede esteja configurada
> como 192.168.1.0/24 e tenho um dispositivo que não há como entrar na
> configuração dele a não ser pelo navegador através do IP que ele está usando
> no momento. Imagine que não existe manual ou qualquer outro meio de saber
> qual IP ele usa. Hipoteticamente se ele estiver usando a sub-rede
> 192.168.10.0/24 por exemplo, mesmo que seja uma sub-rede diferente da minha,
> ele envia pacotes na rede com seu IP no campo origem. Minha dúvida é se é
> possível capturar este pacote e descobrir o IP dele. Entendeu?

servidores precisam ter endereços FIXOS e, de preferência, NOMES. senão
fica essa sinuca de bico que você está descrevendo. Se você não sabe o IP
e o cara não está na tua rede local, não tem como chegar neles.

se você sabe localizar o servidor pelo MAC, recomendo mudar para IPv6,
pois o MAC estará embutido no sufixo, geralmente /64, do endereço, mas
ainda assim você precisa saber qual é o prefixo da outra rede onde ele se
encontra.

--Danton