[MASOCH-L] [GTER] Bloqueio Porta 25

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Mar 7 11:09:23 BRT 2012

2012/3/7 Rafael Cresci <cresci at gmail.com>:
> Eu tenho preferido simplificar a questão ao lidar com o usuário: faço ele usar a 465 com o SSL mesmo. Nada de trocar porta pra 587 para submissão. Ela está disponível, mas é mais fácil mandar o cara usar tudo com SSL que os MUAs já mudam a porta para 465 sem precisar o sujeito ir lá e clicar em vários campos. Em alguns casos, o suporte disso é sacal, tem usuário que consegue extrapolar o limite da "inutilidade" (burrice é pouco).

É por isso que eu acho a solução de fazer NAT automático de porta 25
vindo dos acessos residenciais para porta 587 a mais prática. O
cliente não muda porta, e perguntar usuário/senha quase todo programa
permite hoje em dia.

Mas você lembrou um bom ponto: o que está previsto é "gestão da porta
25", não "bloqueio da porta 25 e uso da 587". A segunda é uma das
formas de implementar, mas há outros mecanismos de envio autenticado
de e-mail (465, 993) e há formas diferentes de drop (NAT, por
exemplo). Qualquer implementação que faça com que os usuários
residenciais não chegam aos servidores de correio que não os que eles
tem conta é boa.

Rubens