[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Tue Jul 31 08:51:16 BRT 2012

Em 30/07/2012 13:55, Danton Nunes escreveu:

> é DaNton, mas tudo bem.
>
> humm, idéia interessante. mas qual whois, o do IP da origem (o que
> acho meio inútil) ou o domínio no caminho de volta (mail from:)?

Caramba, foi mal. Então eu fiz uma pesquisa, conforme eu disse no email
anterior, e descobri que mais de 50% dos emails considerados spam aqui
na empresa originam-se da TDL .br. Percebi tambem que todo dominio
criado neste TDL deve obrigatoriamente ter o campo ownerid. Então decidi
caçar dois casos de spam que o ownerid seja identico, porém o domínio
deja diferente. Até agora achei dois pares e deve ter muito mais. A
idéia seria a seguinte: imagine que para cada email que recebemos
faremos a checagem do SPF, inclusive com a modificação que você propos,
e DKIM, caso o domínio os tenha. Caso SPF seja pass (com a alteração que
você propos) ou o DKIM der válido, então significa que a mensagem será
considerada "identificada", caso contrário "não identificada". A partir
daí a mensagem passará por um divisor de águas. Caso seja considerada
identificada, todos os métodos de bloqueio serão focados no domínio.
Caso contrário, esses médotos serão focados no IP. No caso de ser
considerada identificada, olha-se para o dominio e se houver histórico
de reputação interno deste domínio toma-se medidas baseadas neste
histórico. Caso não tenha histórico, tentamos obter este histórico
externamente e, além de outros métodos que já usamos como DNSBL,
poderiamos olhar para o ownerid e cruzar com um histórico de reputação
interno. Claro que isso só funcionaria para TDL's .br, mas pelo que
percebi é uma parcela grande dos spams para mim e deve ser para vocês
também. No caso da mensagem ser considerada "não identificada", foca-se
no IP e faremos basicamente a mesma coisa que para o caso anterior. Só
que, neste caso, agente olha também para o host do IP e, se for .br,
cruza com o ownerid do histórico de reputação interno. No caso seria as
duas coisas que você falou só que exclusivamente um ou outro dependendo
da mensagem ser identificada ou não. Eu estou pensando em bolar um
fluxograma dessa parafernalha, que vai ser enorme, mas antes de começar
quero ouvir a opinião da galera da lista.