[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Mon Jul 30 12:50:49 BRT 2012

On 30/07/2012, at 10:06, Leandro Carlos Rodrigues <leandro at allchemistry.com.br> wrote:

> Isso certamente ferra com tudo. Porém eu fiz uma pesquisa rapidinho aqui na minha base de dados e percebi que 57% dos emails considerados spam que recebemos é de origem .br.
> Só por curiosidade, qual é a proporção destes emails para ti?

As táticas de spammers eu aprendi quando administrava meu próprio provedor de hosting nos EUA (vendido há 1 ano e meio). Todo dia vinha um pedido absurdo de snowshoe spammer com justificativas das mais esdrúxulas, e mesmo projetos de rede inteiros (de acesso, wifi, etc) aparentemente válidos, para justificar um /20 (mas os caras só queriam um servidor dedicado de baixa potencia). Óbvio que não sou otário ;-)

Ainda hoje em dia, tenho meu pequeno negócio de hosting especializado (mas sem espaço IP próprio, logo, os spammers pararam de infernizar diretamente), e trabalho para uma empresa de hosting brasileira e para um datacenter americano. Na empresa brasileira, co-administro o cluster de e-mail; na americana, eu dou atenção ao cliente mas sempre ajudo o povo da rede na parte das justificativas de IP. Os spammers dos datacenters todos apresentam lotes massivos de dominios .info e .in.

Já no provedor de hospedagem brasileiro, 80% é de domínio externo. Não consegui fazer estatisticas detalhadas porque o software não me permite chegar a tanto, e rodar uma query em horário de pico iria comer meu figado… :-)