[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Jul 27 10:17:45 BRT 2012

Em 27/07/2012 09:56, Henrique de Moraes Holschuh escreveu:

> Remetente em branco nunca foi problema.  A falta de um cabeçalho de
> identificação (contendo HMACs base64 de cada MX envolvido) que deve
> obrigatoriamente ser incluido nas mensagens de erro (DSNs), para que o
> MTA que receber a DSN possa destruir qualquer DSN que não esteja
> relacionada com ele, é que é o problema.

Certo. Mesmo assim quem te impede que forjar uma mensagem de erro no
envelope e no cabeçalho e no lugar do corpo da mensagem colocar
propaganda ou golpes?
Agente relaxa as regras para todas as mensagens com remetente em branco
achando que iremos receber um erro, mas nem sempre é assim.
O problema disto é que quem cria a mensagem de erro, que será lido pelo
remetente, é o servidor de destino, tendo este total poder de escrever o
que quiser no corpo.
Além de problemas de segurança, há uma falha grave no entendimento
destas mensagens, quando legítimas, pois a grande maioria de servidores
de email usa MTA's em lingua inglesa, que para um brasileiro médio é um
problema grave de entendimento fazendo com que, na maioria das vezes a
mensagem de erro seja ignorada por ele.