[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Jul 25 12:28:50 BRT 2012

On Wed, 25 Jul 2012, Renato Frederick wrote:

> Reabrindo o tópico,
>
> Sugerem algo para bloquear?
>
> pensei em fazer algum regex que tenha *SPF*.locaweb.com.br no cabeçalho, mas
> talvez isto iria bloquear algum email de retorno legítimo deles.

não é o caso. A questão é que o remetente na locaweb usa o SEU endereço no
envelope (isso para mim é crime de falsidade ideológica, previsto no
código penal) para enviar spam para você. O único registro SPF envolvido é
o do seu domínio, que por conter um -all bloqueia a mensagem. isso porvoca
o envio de um bounce para o remetente que consta do envelope, isto é, você
mesmo!

então o jeito é queimar o endereço IP de onde veio, quem sabe quando o AS
inteiro da locaweb for parar em listas negras eles parem de dar abrigo
para spammers.