[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Jan 17 16:38:33 BRST 2012

On 17-01-2012 14:59, Marcio Merlone wrote:
> Como o equipamento é novo, com suporte on-site em 4 horas da Dell,
> acho que só o hot-spare deve servir. Claro, depende de caso a caso.
> Qual a probabilidade de 2 em 7 discos darem pau em um período menor
> que 4 horas mais o tempo de rebuild do raid?

Se os discos forem do mesmo lote ou de lotes muito parecidos, pode
acontecer.  Se for defeito causado por lote de componente com
durabilidade abaixo do previsto, como os discos estão em regime de
trabalho e ambiente quase idênticos, eles falham próximos um do outro no
tempo.

O ruim é que a probabilidade de pifar um segundo disco durante o rebuild
(ou de você encontrar um setor com defeito) é maior que a probabilidade
do segundo disco pifar pouco tempo após o rebuild enquanto você está sem
hotspare, devido ao aumento de atividade de disco causada pelo rebuild.
  E com falha durante o rebuild, só N+2 salva do downtime.

Falha de um segundo disco durante o rebuild já aconteceu aqui vários
anos atrás, felizmente não se repetiu ainda, mas sabemos que é só
questão de tempo.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.