[MASOCH-L] Off-topic - Brinquedo novo - Dell MD3200

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Tue Jan 17 09:09:48 BRST 2012

Olá Pessoal,

Chegou um brinquedo novo aqui, um storage SAS Dell MD3200. Tenho alguma
experiência com RAID, hot-swap, estas coisas, mas imagino que pra
brincar de storage SAS cheio de redundância e recursos precisa um pouco
mais de critério. Como a experiência é o melhor professor, conto com a
ajuda de vocês.

Pra referência, cuido de uma rede com uns 150 clientes internos,
aplicações pesadas de CAD, e-mail, banco de dados, ftp, http, etc. Este
storage vai ser ligado em dois servidores também Dell com VMware e uma
dúzia de máquinas virtuais no total (que serão migradas para o storage).

Gostaria de pedir comentários baseados em sua experiência, opiniões e
dicas de como usar o dito cujo, especialmente tamanho do bloco nos
discos, se isto vai realmente fazer alguma diferença significativa, de
que forma desenhar as LUNs (7x SAS600GB), macetes, dicas, etc. Também me
parece boa ideia separar uma LUN pras máquinas virtuais com VMFS, outra
NTFS pros dados de rede, outra EXT4 pros e-mails, etc., ao invés de
deixar tudo em VMFS do VMware, mas careço de experiência pra ter total
convicção.

Se só tiver tempo de enviar links de RTFM também serás deveras
agradecido (os da Dell já estou lendo).

Antecipadamente grato, sds. :)

--
*Marcio Merlone*