[MASOCH-L] proteção de rede com fibra ótica + vlan

Enio Marconcini eniorm at gmail.com
Tue Jan 10 11:18:15 BRST 2012

amigos, feliz 2012 a todos...
gostaria de um esclarecimento,

tenho diversos cabos que descem de uma torre, e chega na sala de
servidores, porem recentemente um raio desceu pelos cabos utp e queimou
alguns equipamentos, e para prevenir futuros problemas, pensei em por um
lance de fibra saindo do pé da torre até a sala de servidores.

tenho 7 cabos de rede, posso por 7 conversores para fibra, com 7 fibras e
na sala mais 7 conversores para retornar ao cabo, ou me sugeriram usar 2
switchs com vlan e usar apenas um conversor (ou até mesmo um switch com
porta ótica) e isolando as redes através de vlan, porém me fica a dúvida,
ao ligar os cabos de volta nos servidores, eu precisarei configurar alguma
coisa de vlan no servidor?

dúvida básica porém é assunto que eu ainda desconheço, e qualquer sugestão
será bem vinda.

abraços

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*
@eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>

*"H**ave a trouble with windows: reboot!*

*Have a trouble with unix: be root!"*