[MASOCH-L] Horario Limite para e-mail

Leonardo Rodrigues leolistas at solutti.com.br
Tue Feb 14 14:51:03 BRST 2012

     Ahhhhhhh .... a tal lei de caracterizar como hora extra quem checa
o email ... estava discutindo com um amigo esses dias, essa lei ainda
vai dar MUITA merda. Sinceramente, quero ver o que vai acontecer. Mas
por hora, já discuti INÚMERAS situações que tornam a implementação de
controles pra impor tais regras BASTANTE complicados. Alguns:

1) e um servidor de correio que atende várias cidades/estados, cada um
com seus feriados locais diferentes ?
2) e nesse mesmo caso, e as diferenças de fuso horário ? O que é 18h pra
um funcionário em SP, não será pra um funcionário que está no Norte do país
3) e se juntar tudo isso ai com funcionários que viajam ? O cara pode
mudar de fuso horário de um dia pro outro, e aí ? Isso sem contar
funcionários que podem sim estar inclusive fora do país à trabalho pela
empresa ... e aí !?!?
4) e se algum funcionário realmente estiver trabalhando fora do
expediente, fazendo sim hora extra, autorizada pelo seu gerente, e não
conseguir utilizar os sistemas de TI, email inclusive, pra trabalhar ??
Dinheiro jogado fora ...
5) e a quantidade absurda de empresas que contratam provedores, Locaweb,
Hostgator, etc etc da vida, pra hospedar seus emails ? DUVIDO que tais
provedores vão implementar tais tipos de controles ... e aí ?
6) e os emails configurados nos celulares ou várias contas (profissional
e pessoal, por exemplo, configurada no Outlook) ? O celular pode até
checar o email automaticamente, o que não indica que o cara leu o email
e nem mesmo que ele respondeu/tomou ações pra tal. Mas pelo que parece,
a lei indica que checou, tá trabalhando, o que é uma estupidez sem tamanho.

     Dito tudo isso, implantar esses controles pode até 'parecer'
simples, mas trás diversas outras discussões e, pra muita gente, não tem
absolutamente nada de simples em tentar implantá-las.

--

	Atenciosamente / Sincerily,
	Leonardo Rodrigues

	gertrudes at solutti.com.br