[MASOCH-L] IPs corporativos na Senderbase e na Spamhaus - Modo de tratamento.

Marconi . marconipp at hotmail.com
Sat Feb 4 15:56:18 BRST 2012

> Pergunto, pois:
>
> a) Listas como UCEPROTECT e outras utilizam informações de outras? Assim,
> digamos que eu remova os nossos IPs da Spamhaus. Isso ajuda a "sumir" o
> bloqueio das outras listas? Portanto, devo atacar primeiro a lista que é
> causa do maior número de rejeições?

Spamhaus é o pior inferno que existe em se tratando de tratamento de spam. Os processos de identificação são automatizados mas existem administradores de reclamação em cada canto do planeta. A PBL dele alimenta outros antispams no mundo, sem falar que os ISPs olham pra PBL.Os administradores do Spamhaus adoram o Spamhaus e odeiam os spammers. Portanto, cada contato efetuado com eles tem que ser extremamente cortês e ir direto no problema sem rodeios. E garantir que nunca mais vai acontecer.O Spamhaus tem traps. Se algum email cair nessa caixa 3 vezes, teu IP suja.
> b) Nosso "upstream" nos delegou o bloco no Registro .br, mas continua como
> dono dele na Spamhaus PBL. Devo exigir do "upstream" que tome ele mesmo as
> providências ou devo exigr que delegue-me (se isso é possível) a
> administração da inscrição na PBL para que eu tente retirar o bloco de lá?

Não vai fazer diferença. Entra com a reclamação no Spamhaus.O que você pode alegar é que você está usando IPs que eram da carrier e você não tá originando spam, que isso é fruto do passado de uma outra empresa que você nada tem a ver. O Spamhaus vai retirar em 1 dia e tua barra tá limpa.
> c) Se ficar comprovado que a inscrição na RBL é anterior à contratação do
> serviço de conexão à Internet, o "upstream" pode ser responsabilizado,
> mesmo que não exista a exigência contratual da entrega de blocos IP
> "limpos"?

Esquece, você nunca vai conseguir comprovar isso simplesmente porque o Spamhaus não entrega o ofensor. Abre o chamado no Spamhaus e aguarda, eles são rápidos e mal-humorados. Cortesia, urbanidade e 3 linhas para explicar o problema.
Abs